Postagens populares

domingo, 27 de março de 2011

Administrar é uma Arte.

Administrar é uma arte

Acredito que muitas pessoas não conheçam a canadense Andrea Jung. Ela é detentora de um salário invejado por muitos homens - sete milhões de dólares por ano - para presidir uma organização com presença em 140 países. Falo da multinacional Avon, empresa de cosméticos fundada há 115 anos nos Estados Unidos.
Uma empresa que atua em 140 países é um marco da globalização. Outras organizações não gozam do mesmo status, ou melhor, já gozaram e não souberam administrar. Cito como exemplos Xerox, Ford, Motorola, Aplle, Olivetti, Volkswagen, Compaq e Varig.
Essas empresas cometeram erros fatais de administração e hoje correm atrás do prejuízo. Se tivessem prestado atenção na história e no que disse certa vez o economista austríaco Joseph Schumpeter, sobre a "destruição criativa" na década de 40, elas poderiam ter evitado tamanho tombo.
Defendia o austríaco que o capitalismo evolui a partir da seleção natural entre as empresas. De acordo com a sua visão "econômico-darwinista", as maiores companhias são como árvores que um dia precisam cair para que o sol faça crescer as plantas mais jovens.
Sem atentarem para essa teoria, gigantes dormiram como líderes do mercado e, no dia seguinte, acordaram em segundo ou terceiro lugar.
A Xerox chegou a ter 95% do mercado americano, mas parou no tempo, foi devorada pela concorrente japonesa e com isso, seu presidente foi deposto. Por mais de 40 anos, a Volkswagen do Brasil manteve-se na liderança do mercado automobilístico, tendo 50% do mercado dos veículos de passeio. Atualmente a FIAT é a pedra no sapato da Volkswagen do Brasil. A Motorola foi líder absoluta na era dos pagers e dos celulares analógicos, detendo 80% do mercado na década de 90. Hoje só possui 40% do mercado no Brasil por ter demorado a perceber que o mercado pedia linhas digitais.
Poderia citar outras tantas empresas que, por falta de visão, decaíram no ranking. Essa "limitação" de visão, num mundo globalizado em que vivemos, é fatal para a saúde de qualquer instituição.
por Eduardo Villar*

Um comentário:

  1. otima visao em que o mercado na mesma velocidade que cresce ele se modifica e temos que acompanhar as modificaçoes e nus adquarmos a realidade...

    ResponderExcluir