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sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Humanismo na formação do Administrador: Caso UFCS

Baseando-se na pesquisa que tem com tema o humanismo na formação do administrador, e que foi realizada no curso de Graduação em Administração da faculdade UFSC, os autores afirmam que somente através das ciências humanas, principalmente da filosofia, é possível uma formação ampla e universal do homem. Segundo alguns autores, que tiveram uma visão diversificada sobre o assunto e foram adaptando e atualizando seus pensamentos chegaram à conclusão que apesar da globalização, jamais esqueceram que o humanismo é uma necessidade nos cursos de graduação das universidades.

A pesquisa relata que as universidades deixaram de prestar um ensino mais aprofundado na área do humanismo gerando assim um engessamento intelectual na Administração e em todas as áreas do conhecimento humano. Isto é, a grade curricular possuía uma ênfase mais elevada, entretanto ao fazer o comparativo com a nova grade houve uma redução deste percentual. O individuo ao focar no ensino tecnicista se transforma em um profissional medíocre.

Os autores concluem que a especialização e a super especialização é um ponto negativo se o profissional só visar às necessidades do mercado e das áreas atuantes, se adaptando ao mercado  e não às necessidades futuras de desenvolvimento aprofundado no humanismo. O humanismo precisa estar nas universidades para formar profissionais e seres humanos capazes de obter um conhecimento aprofundando de sua profissão e ser um líder com visão humana e não apenas mecânica. Para que isto não ocorra o profissional necessita obter a capacidade de comunicação, interatividade e criatividade.


Referências:
BUSS, Ricardo Niehues; REINERT, José Nilson. O humanismo na formação do administrador: Caso UFSC. In Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, V. 14,n, ,p. 217-234, mar.2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n1/a11v14n1.pdf.%20acesso%20em%2015.mar.2010.

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